Tsunami atingirá Maceió no dia 29 de novembro?

Maceió será atingido por tsunami no dia 29 de novembro? Segundo informações que circulam pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, como WhatsApp, foi divulgado um alerta de emergência dando conta que Alagoas será atingida por tsunami. Será que é verdade? 

De acordo com o texto, "uma grande onda forte está invadindo a cidade de Maceió. Este comunicado veio diretamente de Brasília do sistema operacional em temperatura". Embora seja um alerta sobre um suposto tsunami, o texto não deixa claro se a informação é verdadeira: "Não sei se a informação procede, mas é bom ficarmos alerta". Porém, pede para que os internautas compartilhem: "envie essa mensagem para o máximo de pessoas que você puder".  

Recentemente falei sobre aquela história de que a Nasa confirmou catástrofe no Brasil e fez alerta para últimos dias, leia ➡ aqui. Em 1755, quando ninguém podia prevê a ocorrência de fenômenos naturais com a precisão que temos hoje, o Brasil foi atingido por um tsunami que destruiu Lisboa, capital de Portugal. O tsunami atingiu o nordeste brasileiro. A informação, divulgada em uma reportagem exibida pelo 'Fantástico', ocorreu no século 18. Documentos revelam que o fenômeno gerou ondas gigantes. Veja a reportagem, neste link. Entretanto, geólogos e oceanógrafos, que acreditam na possibilidade do Brasil voltar a ser atingido por um tsunami, alertam que os efeitos seriam muito pequenos.

Aproximadamente 80% dos tsunamis ocorrem no Oceano Pacífico, mas podem ocorrer em qualquer lugar. No Atlântico Norte, o Storegga Slide tem a maior incidência.


E essa história de que Maceió será atingido por tsunami no dia 29 de novembro, é verdadeira? NÃO. É BOATO. Na última quinta-feira (03/11), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou, que é falso o boato de que um tsunami atingiria a costa alagoana, no próximo dia 29 de novembro. "O que acontece no Oceano Atlântico é o inverso do Oceano Pacífico. A placa tectônica da África se afasta da placa da América do Sul e não provoca qualquer tipo de choque. Ou seja, o que foi noticiado e disseminado sobre um alerta de emergência de um tsunami em Maceió é completamente falso," explicou o geólogo da Semarh, Wilton Rocha.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários

  1. O DESMENTIDO É TRANQUILIZADOR, ENTRETANTO, O AVISO OU FALSA NOTÍCIA NÃO FALAVA EM PLACA TECTÕNICA,E, SIM, EM UM GRANDE DESLIZAMENTO DE TERRA PROVENIENTE DE UM DETERMINADO VULCÃO.SEGUNDO "ELES" A QUANTIDADE DE TERRA QUE CAIRIA NO MAR É QUE RESULTARIA EM UM GRANDE TSUNAMI, O QUAL ATINGIRIA MACEIÓ. NOTÍCIAS QUE CAUSAM PÂNICO SEMPRE CORREM MAIS RÁPIDO. O SER HUMANO SEMPRE ATRAÇÃO POR CATÁSTROFES....

    ResponderExcluir
  2. essse Semarh ele nao sabe de nada pois se for de acoontecer vai sim e bom ficamos atentos e saimos da parte baixa de maceio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.