Aniversário de Campos dos Goytacazes, temos que comemorar...

Imagen:Instituto-HistoriarFábrica de Tecidos da Lapa: Na década de 1940 funcionava a todo vapor, possuindo três turnos de 8 horas cada, e produzia principalmente tecidos populares à demanda local e nacional.(Instituto Historiar)

Campos dos Goytacazes, ao alvorecer do dia 28/03/2010 estarás completando cento e setenta e cinco anos de existência. Em tua trajetória uma história de lutas e conquistas. Do período colonial as bibliografias registram as assíduas passagens do imperador D. Pedro II e a forte presença do movimento abolicionista com a fundação da Sociedade Campista Emancipadora, que propagava a luta pela emancipação dos negros.

Terra natal de vários personagens que se destacaram no cenário nacional, ilustres cidadãos campistas, como: José Carlos do Patrocínio (O tigre da abolição), Benta Pereira que aos 72 anos de idade, montou num cavalo e armada liderou uma revolta contra o 3º Visconde de Asseca, Diogo Corrêa de Sá, pela liberdade e contra os pesados impostos requeridos pelo donatário.

Uma história viva que se repete dia a dia moldada pela luta de um povo hospitaleiro, e amante de sua cidade. Campos! Campos! Dos doces chuviscos, da goiabada cascão e do leve suspiro com casquinha de limão. Terra da bela “Isaura”, escrava imaginária que ganhou o mundo, na pena do romancista Bernardo Guimarães. Também de muitos talentos, alguns contemporâneos, mas ainda desconhecidos como “Nilson” um personagem campista que deixa sua terra em busca de um mirabolante sonho militar na capital, todavia volta a suas origens e reconstrói uma nova vida. (Nilson é personagem principal do livro “A dura realidade que nasceu de uma utopia" de minha autoria)

Divide a cidade o generoso rio Paraíba do Sul. A diversidade natural pode ser apreciada em sua fauna e flora riquíssima. Seu litoral é menina dos olhos brasileiros pelos milhões... bilhões... de barris de petróleo que possui. O que se tornou ao longo dos anos um atrativo para ganância desenfreada.

Assim se escreve uma nova etapa na história campista, marcada pela ambição e escândalos. Uma cidade de muitos políticos, mas que durante anos não evoluiu conforme deveria. Nossa economia ficou depende exclusivamente de recursos originados dos royalties pagos pela exploração de petróleo, um bem finito. A poluição, o crescimento demográfico desordenado e a falta de oportunidade no mercado de trabalho são as maiores dificuldades enfrentadas pela cidade hoje.

Mesmo com todas as adversidades, o povo campista vem mostrando que suas raízes ainda continuam fortalecidas, não se curvam a difculdade. E com as esperanças renovadas e mais experiente continuarão fazendo da Planície Goitacá sua terra que mana leite e mel. Feliz aniversário Campos!

Por: Washington Luiz

Comentários

  1. parabens campos mais seria melhor e mais comemorativo se justin bieber mora se aqui então e melhor melhorar beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.