Google remodela motor de busca com novo algoritmo "Hummingbird".

O Google anuncia a maior remodelação dos últimos três anos na tecnologia que determina os resultados da pesquisa. O novo algoritmo chama-se Hummingbird, a palavra inglesa para beija-flor, está em funcionamento há cerca de um mês e foi concebido para responder melhor a perguntas colocadas pelos internautas (por oposição à introdução de apenas alguns termos de pesquisa). A informação foi divulgada nesta sexta-feira, dia 27, no site "Publico.pt".

Hummingbird leva em consideração vários fatores, muitos ainda desconhecidos. Entre os elementos conhecidos, está o PageRank, o algoritmo que classifica uma determinada página na Web em função da quantidade e importância das páginas de que recebe links (o nome deve-se ao apelido de Larry Page, um dos fundadores do Google, não à palavra inglesa para página).

Numa conferência de imprensa feita simbolicamente na garagem californiana em que Page e Sergey Brin lançaram o Google, o vice-presidente responsável pela pesquisa, Amit Singhal, afirmou que o algoritmo já está a ser usado em 90% das pesquisas em todo o mundo, mas não entrou em detalhes técnicos, de acordo com a agência Reuters.

Google cria Doodle com game bem animado.

Há 15 anos, os motores de busca eram essencialmente índices pesquisáveis da Web. Hoje, estas ferramentas incorporam tecnologia que procura compreender o significado das palavras e a intenção do utilizador, e dar-lhe uma resposta, em vez de apenas uma lista de sites onde aquelas palavras existem. É por isto que, nos motores de busca modernos, uma pesquisa pode apresentar imediatamente informação como o estado de tempo, a localização de um restaurante ou uma tabela comparativa entre dois produtos alimentares.

O Hummingbird é a maior mudança da tecnologia do motor de busca desde 2010, altura em que foi alterado o funcionamento do índice da Web usado pelo Google, chamado Caffeine. É a partir deste índice que são escolhidas as páginas a apresentar aos utilizadores e uma página que não esteja no índice não aparece na lista de resultados. 

Fonte: Publico.pt.

Leia também: