Nelson Mandela está "muito melhor", informa Mbuso Mandela.

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela está "muito melhor" e reconhece as pessoas que estão à sua volta, disse um dos netos dele, citado pelo diário The New Age. "Voltei a vê-lo à hora do almoço ontem [terça-feira 24]. Está muito bem", informou Mbuso Mandela.

"Estava sentado e olhando em volta. Fizemos-lhe companhia", acrescentou o neto do líder da luta contra o apartheid. Mbuso destacou que o avô está "animado" e que não passa todo o dia deitado. Segundo o jornal, "vários membros da família disseram que Mandela estava sentado e que os reconhecia".

Nessa quarta-feira (25), o presidente sul-africano, Jacob Zuma, disse, em Nova York, onde participa da Assembleia Geral das Nações Unidas, que Mandela continua a responder ao tratamento em sua residência. "A família e o nosso povo têm recebido calorosamente o apoio que [Mandela] continua a ter da comunidade internacional", acrescentou Zuma. Esse apoio "nos faz sentir honrados e muito agradecidos".

Madiba - nome pelo qual Mandela é carinhosamente conhecido na África do Sul - está há 26 dias em casa. A residência foi remodelada para que ele possa continuar a receber cuidados intensivos, depois de ter passado quase três meses internado em um hospital de Pretória.

Com 95 anos, o Prêmio Nobel da Paz foi hospitalizado em 8 de junho, devido a uma infeção pulmonar. Os problemas pulmonares estão provavelmente relacionados às sequelas de uma tuberculose contraída durante a detenção na ilha-prisão de Robben Island, próximo à cidade do Cabo, onde passou 18 dos seus 27 anos de prisão sob o regime do apartheid.

Fonte: Agência Lusa