Supertufão Haiyan levou as autoridades do Vietnã a retirarem cerca de 600 mil pessoas de suas casas.

O supertufão “Haiyan”, o mais potente do ano e provavelmente o mais forte da história na região, pode ter deixado 10 mil mortos nas Filipinas. Extra-oficialmente, o país contabiliza 1.200 mortos, com base em informações da Cruz Vermelha local. Segundo informações do portal G1, a chegada do supertufão levou as já levou as autoridades do Vietnã a retirarem cerca de 600 mil pessoas de suas casas em áreas de risco  neste domingo (10). 

De acordo com a publicação, o poderoso tufão deve atingir o território vitnamita na segunda-feira (11). "Esvaziamos mais de 174 mil casas, equivalentes a mais de 600.000 pessoas", indicou um relatório do Departamento de Controle de Inundações e Tempestades vietnamita.

O tufão se dirige, após mudar de rumo, às províncias do norte e noroeste com uma velocidade de 35 km/h, indicou o escritório meteorológica do Vietnã. O “Haiyan” perdeu força durante seu transcurso pelo Mar do Sul da China até que o departamento vietnamita o rebaixou para o nível de potência 1, o mais baixo da escala.


O primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Tan Dung, disse na sexta-feira (8), após uma reunião de emergência, que apesar de o tufão chegar debilitado, ainda tem força para "complicar" a situação. A companhia aérea estatal Vietnan Airlines confirmou que 62 de seus voos foram cancelados devido ao temporal. Com informações do G1.