Tufão Haiyan deixa centenas de mortos nas Filipinas.

Internacional - Pelo menos 120 pessoas morreram depois da passagem do tufão Haiyan pelas Filipinas.  O tufão foi um dos mais violentos já registrados em terra firme e deixou um rastro de devastação. 

De acordo com informações da BBC, o tufão Haiyan poupou a capital Manila, mas causou muita destruição nas ilhas de Samar, Leyte e Cebu. Nas regiões costeiras, vilarejos foram varridos com ventos de 275km/h.

O temporal causou inundações e deslizamentos de terra, destruiu casas e cortou a eletricidade. Milhares de pessoas deixaram suas casas e procuraram abrigo, mas nem todos conseguiram sair a tempo e, apesar da resposta dos serviços de emergência, há relatos de várias mortes, informou o jornal da BBC.
A tempestade é considerada a mais forte de 2013 em todo o planeta. Cinquenta e oito províncias das Filipinas estão sob aviso de tempestade, 21 das quais sob aviso vermelho, o mais elevado dos alertas.

Ontem o Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres das Filipinas informou que mais de 125 mil pessoas, em 22 províncias, estão alojadas em 109 centros de evacuação promovidos pelo governo. (Momento Verdadeiro/com informações da BBC).