Brasileira diz como seu filho se tornou radical do Estado Islâmico.


Televisão - Mãe brasileira conta como seu filho se tornou radical do Estado Islâmico. O Fantástico deste domingo exibiu a entrevista de Rosana Rodrigues, mãe de Brian, de 21 anos, que se tornou soldado do grupo radical.

Ao correspondente da Globo, Roberto Kovalick, Rosana revela como o filho se tornou um radical do Estado Islâmico. Brian é filho de pai belga e estudava em uma das melhores escolas católicas da cidade. Praticava a religião. O jovem, que adotou o nome de Abu Qassem Brazili, ou o Abu Qassem brasileiro, tem cidadania belga, mas fala português. No fim de 2012, Brian foi para a Síria se juntar aos extremistas.

O prefeito da Antuérpia, Bart de Wever, contou ao 'Fantástico' que há recrutadores nas ruas do país em busca de jovens como Brian.  Ele "é considerado perigoso e muito radical. Há testemunhas que implicam ele em atentados. A mãe dele quer acreditar que ele seja ingênuo, mas nós devemos considerá-lo um radical perigoso”, avalia o prefeito da Antuérpia.
A última notícia que Rosana teve do filho foi de que ele estava na cidade de Aleppo, no noroeste da Síria, um dos fronts de batalha entre os extremistas do Estado Islâmico e as forças do regime sírio. Ela está disposta a uma ação desesperada para reencontrar Brian. “Eu vou para a Síria. Eu vou ver meu filho. Buscar eu não sei, mas que eu vou, eu vou”, avisa Rosana. A reportagem - "Brasileira tenta descobrir paradeiro do filho que se tornou integrante do Estado Islâmico"  -  na íntegra pode ser vista no site do Fantástico (aqui).

Comentários