Tráfico expulsa polícia, exibe fuzis à luz do dia e toma bairro no Rio.


Rio - Tráfico fecha ruas em São João de Meriti e impede a entrada da polícia. Bando impõem toque de recolher, impede serviços e desfila com armas perto da delegacia, informa reportagem de Diego Valdevino, do jornal  "O Dia"

De acordo com a publicação, toques de recolher, retirada obrigatória de câmeras de segurança de residências e luzes de casas apagadas após 22h. São algumas das regras impostas por traficantes da Favela da Linha, no bairro Engenheiro Belford, em São João de Meriti. Há 17 dias, os bandidos bloquearam quatro ruas da região com barricadas feitas com telhas, troncos e galhos de árvores, trilhos de trem e pedras. Isso tudo perto da 64ª DP (São João de Meriti) e a três quilômetros do 21º BPM. 

A reportagem informa ainda que bandidos armados de pistolas e fuzis, a maioria deles do Complexo de Favelas do Chapadão, em Costa Barros, desfilam em plena luz do dia em carros de luxo — um dos modelos é um Toyota Corolla, que custa cerca de R$ 70 mil. Isso tudo aos olhos perplexos e assustados de moradores, que são obrigados a seguir as determinações dos traficantes. 

O Dia informa que as ruas mais temidas pela população e com maior presença do tráfico são: Major Augusto César, considerada a mais perigosa; Teixeira Pinto, Domicília César e Robertina. A primeira é que tem mais barricadas espalhadas para dificultar a entrada de carros e blindados da Polícia Militar. De acordo com moradores, traficantes do Chapadão, que estariam vindo pela Estrada Rio do Pau, que dá acesso ao bairro da Pavuna, estão obrigando a população a deixar os portões de suas casas abertos durante operações policiais na região. “Dizem que são do Chapadão, que ‘fecham’ com os traficantes da região”, lembrou o denunciante. 

Ele afirma ainda que serviços básicos como entrega de correspondências são impedidas pelo grupo criminoso. “Até a instalação de chips da Light em relógios digitais foi impedida. Após 22h ninguém pode ficar mais na rua”, denunciou. 

Entre a madrugada e a manhã de ontem, duas operações da Polícia Militar para retirar barricadas foram rechaçadas pelos criminosos. Houve troca-de-tiros. No confronto, o tenente Vítor Mairinque, do 21º BPM foi baleado no pescoço. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Santa Terezinha, onde foi operado. O militar passa bem e não corre risco de vida.
Polícia Militar vê ‘intercâmbio’ com traficantes do Chapadão - O comandante do batalhão de São João de Meriti, o tenente-coronel Marcos Netto, confirmou que há um ‘intercâmbio’ entre traficantes do Chapadão e da Favela da Linha. Segundo ele, as operações na localidade, reduto da facção criminosa Comando Vermelho, serão intensificadas. “Já vínhamos atuando. E agora agiremos com ainda mais rigor. Há este intercâmbio entre as favelas, mas temos feito prisões e acabamos com o baile funk que fazia apologia ao crime. No dia 5, prendemos três pessoas. Uma delas era da Pavuna”, lembrou. Ele definiu como ‘enxugar gelo’ a ação de retirada de barricadas: “Retiramos as barreiras do tráfico e eles vão lá e fazem tudo de novo. Porém, vamos combater esta prática”. As informações são do jornal O Dia; leia a reportagem na íntegra (aqui).

>> Megaoperação tem mais de 20 presos no Alemão.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter.

Comentários