Google cria doodle para homenagear a sismologista Inge Lehmann.

Google cria doodle para celebrar o 127º aniversário da sismologista da dinamarquesa Inge Lehmann. A cientista revolucionou o estudo dos terremotos. Nascida em Copenhague (1888), Inge analisou dados sísmicos e descobriu que o núcleo da Terra não era constituído apenas por material fundido: a região mais profunda do planeta era composta de uma parte interna e externa, com substância diferentes das encontradas na superfície.

O doodle criado pelo Google mostra a Terra dividida em duas. Uma das metades possui segmentações que incluem o núcleo, conforme proposto por Inge. A informação ajudou a explicar o motivo de as ondas causadas por terremotos desacelerarem à medida que chegavam ao centro do planeta. Conforme noticiou o G1, a homenagem do Google coincide com a notícia de que um outro terremoto atingiu o Nepal e deixou 66 mortos. Os últimos dois grandes abalos sísmicos já mataram 8.151 no país.

Inge era filha do psicólogo experimental Alfred Georg Ludvik Lehmann (1858-1921) e chegou a estudar, durante o colegial, na escola conduzida por Hanna Adler, tia do físico dinamarquês Niels Bohr (1885-1962), um dos país da compreensão moderna da estrutura do átomo e da física quântica.

Nas Universidades de Copenhague e Cambridge, Inge estudou matemática. Foi apenas quando se tornou assistente do geodésico Niels Norlund que despertou para os estudos da sismologia. Em 1928, ela se tornou uma das diretoras do Instituto Geodésico da Dinamarca. A descoberta que a faria entrar para a História foi publicada em um artigo científico em 1936. Depois disso, o nome da cientista foi usado para identificar a descontinuidade entre as várias camadas do interior da Terra. Ela faleceu em 1993, aos 104 anos. (Fonte: G1).

Clique Aqui e Leia Mais Notícias. Curta o M.V no Facebook e siga no Twitter.