EX-COMBATENTES CAMPISTAS: UMA HOMENAGEM



" Num terreno montanhoso, a cujo píncaros o homem chega com dificuldade; num inverno rigoroso, que a totalidade da tropa veio a enfrentar pela primeira vez; e contra um inimigo audacioso, combativo e muito bem instruído, podemos dizer assim mesmo, e por isso mesmo, que os nossos bravos soldados não desmeceram a confiançaque neles depositavam os seus chefes e a própria nação brasileira." Uma homenagem aos Ex-Combatentes.

8 de maio de 1945. Há sessenta e quatro anos, a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim, marcando com tristeza e dor o passado da história. Essa data também testemunhou a vitória dos valores da justiça, liberdade e democracia sobre a tirania e insensatez do regime nazi-facista. Ao mesmo tempo, o Dia da Vitória convida à reflexão sobre os fatos sombrios que resultaram do emprego da violência na busca de superação das dissensões políticas, econômicas e ideológicas.

Deflagrada a guerra no solo europeu, o Brasil, inicialmente neutro, viu os caminhos para a solução pacífica dos conflitos esgotarem-se definitivamente, após ter doze de seus navios mercantes afundados por submarinos alemães, colocando sob iminente risco todo o tráfego marítimo, com risco de desabastecimento nas cidades brasileiras.

Com a escalada da guerra, o Brasil, pertencendo ao bloco das nações que consagraram a democracia e a liberdade como a razão de ser da própria existência dos povos livres do mundo, não hesitou em unir-se àquelas agredidas, enviou milhares de combatentes, entre marinheiros, soldados e aviadores, para bravamente cerrar fileiras com as nações aliadas.

Fonte:Anvfeb

Comentários