FUMAR SÓ EM AMBIENTE ABERTO...

Fumar, desde os primórdios, tem sido um artifício usado para aproximar pessoas em círculos sociais. Porém os efeitos nocivos, de um modo geral, já são conhecidos pela maioria da população, o que leva o hábito de pitar e os próprios fumantes a serem indesejados e vistos com maus olhos na atualidade. Quer dizer hoje a luta maior é para não ser fumante passivo. Conversando com vários fumantes vejo o desejo estampado de abandonar o vício.

Estado do Rio segue exemplo de São Paulo e enviará na semana que vem para ALERJ o projeto de lei que propõe banir o cigarro dos ambientes fechados sendo permitido fumar só dentro de casa ou na rua, em lugares totalmente abertos.

Basta que o ambiente tenha um teto para ser considerado fechado, como varandas, por exemplo. Os únicos locais fechados em que a fumaça não terá restrições serão as tabacarias — desde que os estabelecimentos comprovem que pelo menos metade de sua renda seja proveniente da venda de tabaco. Segundo Leopércio, se a lei for aprovada, hotéis, restaurantes, supermercados, cinemas, teatros, condomínios, bibliotecas e museus, entre outros locais, ficarão livres do tabaco.

O objetivo não é perseguir os fumantes, mas proteger a saúde da população, especialmente das crianças e dos trabalhadores, segundo a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil.

Fonte:SESD