CASOS DA GRIPE CONFIRMADOS NO BRASIL: HISTÓRICO


Rota monitorada


Segundo o ministério, o primeiro caso da doença foi em um paciente de São Paulo que esteve na Cidade do México entre os dias 17 e 22 de abril. Ele começou a manifestar os sintomas no dia 24 de abril e ficou internado entre 29 de abril e 4 de maio. Já a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo afirmou, em nota, que o paciente, um homem de 24 anos, ficou dez dias no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Ele passa bem.

O segundo caso detectado é de um paciente de Minas Gerais que esteve no México de 22 a 27 de abril. Ele começou a manifestar os sintomas no dia 26 de abril, ainda no México, e foi internado no dia em que chegou no Brasil. Ele recebeu alta no dia 29 de abril. O doente permaneceu em isolamento domiciliar até o dia 6 de maio.

A terceira confirmação foi de um paciente de São Paulo que viajou à Flórida, nos Estados Unidos. Ele começou a manifestar os sintomas no dia 29 e só não foi internado porque, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Estado da Flórida não era considerado como área afetada pela doença na data. Isto só foi acontecer no dia 2 de maio. Ele foi mantido em isolamento domiciliar, passa bem e nenhum familiar manifestou sintomas da doença. Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o paciente é um homem de 48 anos e foi atendido e medicado no Emílio Ribas.

O quarto caso da doença é de um paciente do Rio de Janeiro que esteve no México e retornou ao Brasil no dia 3 de maio. Ele começou a manifestar os sintomas no dia 2 de maio, ainda no México, está internado desde o dia 5 de maio e passa bem.
Fonte:MS