NACIONALIZAR EMPRESAS PETROLÍFERAS: UMA PROTEÇÃO.



O presidente Hugo Chávez reforçou na sexta-feira seu controle sobre o setor petrolífero da Venezuela, ao estatizar um grande projeto de uma empresa norte-americana e vários bens de companhias locais de serviços.

O socialista Chávez já havia nacionalizado grandes parcelas da economia nacional, inclusive a maior parte das empresas de telecomunicações e energia.

A estatal petrolífera PDVSA começou a assumir na noite de quinta-feira as operações de injeção de gás da Williams Companies no oeste do país, segundo um funcionário que pediu anonimato.

Veículos militares passaram pelas ruas de Ciudad Ojeda, às margens do lago Maracaibo, região petrolífera onde o governo nacionalizou centenas de barcos e docas, como parte de uma nova lei que dá ao Estado o controle sobre diversas empresas que prestam serviços ao setor de petróleo.

"Começamos a nacionalizar todas essas atividades conectadas à exploração de petróleo", disse Chávez em um barco confiscado que cruzava o lago. "Esta é uma ofensiva revolucionária."

Fonte:Estadão


Comentários