RESTITUIÇÃO: Contribuinte pode receber aviso por Telefone

A partir do dia 1º de junho, o contribuinte que tiver direito a restituição de Imposto de Renda receberá uma mensagem da Receita Federal pelo celular. A novidade já valerá para os lotes de restituição de 2009 ano-base 2008. O primeiro bloco de contribuintes receberá o dinheiro no dia 15 de junho.

Quem desejar ativar o recurso precisará cadastrar o número do seu telefone celular no endereço eletrônico da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). Após a habilitação, um código de ativação será enviado para o celular cadastrado. O contribuinte deverá, então, acessar o site da Receita e informar o código de ativação e confirmar o número do celular habilitado. A partir da liberação da consulta aos lotes de restituição, o contribuinte será informado via SMS.

A Receita usará o novo sistema também para os lotes residuais do IR 2008 ano-base 2007. Só poderá ser cadastrado um número de celular por CPF, e as linhas deverão pertencer à rede nacional de telefonia móvel. O contribuinte que desejar o cancelamento do serviço terá que fazer uma solicitação nesse sentido no site da Receita. O cadastramento, depois de realizado, continuará ativo para os próximos anos. 

Fonte:Agencia Brasil