PLANO NACIONAL PARA PROFESSORES

Penso que o sistema de ensino público falido e arcaíco precisa urgentemente de uma reestruturação mesmo, mas não apenas nos níveis de qualidade de ensino e qualificação dos professores. Diante da gritante necessidade de atentar também para ações legislativas que possam garantir esta qualidade do ensino e qualificação dos educadores. O caminho do desenvolvimento é a Educação. Vamos em frente Brasil pois temos potencial para sermos primeiro mundo.

Cerca de 600 mil professores da educação básica de escolas públicas de todo o País não possuem curso superior ou atuam em área diferente da qual se formaram. Para solucionar esse problema que tem impacto direto na qualidade da oferta do ensino, o Ministério da Educação (MEC) lança na quinta-feira, 28, um pacote de medidas para reformar a carreira do magistério.

A principal estratégia do MEC é a criação do Plano Nacional de Formação dos Professores. Serão oferecidas em 90 universidades públicas 330 mil vagas extras para formar os docentes que já atuam na rede e não possuem graduação. Vinte e um estados elaboraram seus planos e encaminharam as demandas de formação às instituições de ensino que começam a capacitação desses profissionais já no próximo semestre. O ministro da Educação, Fernando Haddad, acredita que até 2014 será possível qualificar todos os professores da rede que necessitam de formação.

A União resolveu assumir em regime de colaboração com estado e municípios um protagonismo maior na área de formação dos professores da educação básica", afirmou. O MEC repassará às instituições de ensino R$ 1,9 bilhão de recursos extras, entre 2009 e 2014, para custear essa formação.

Segundo o ministro, se houver mais demanda do que vagas disponíveis nesse primeiro semestre, cada instituição poderá decidir como selecionar seus alunos - seja por sorteio ou por meio de um processo seletivo. Os professores interessados deverão se inscrever nas Secretarias de Educação. O processo para seleção começa até o fim de junho.

 Fonte: FNDE