ALIMENTOS AGORA SEGURA INFLAÇÃO


Os preços dos alimentos, de maneira geral, atingiram uma certa estabilidade e devem se manter nos patamares atuais. O Brasil chegou a um piso no nível da atividade, houve uma correção nos preços das commodities e a tendência é de que os preços permaneçam como estão hoje.



Na última pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de maio na comparação com abril, os alimentos que pesavam no carrinho do supermercado em 2008 passaram a deixar a conta mais leve com um recuo expressivo de preços. O feijão merece destaque: no mês passado, o preço do feijão preto recuou 10,75%, enquanto o carioca caiu 6%. O arroz, outro vilão dos preços altos no ano passado, ficou em média 2,30% mais barato em maio. A inflação média registrada no período foi de 0,47%.

A técnica dos Índices de Preço do IBGE Irene Machado destaca que, enquanto estes alimentos fecharam o ano de 2008 com forte alta, os seus preços acumulam queda neste ano até maio. “O feijão carioca subiu 29% no ano passado, e o preto ficou 65% mais caro. Neste ano, o carioca já tem uma queda de 25% nos preços, e o preto recua 29%, pelo IPCA”, explica. O arroz, segundo ela, segue o mesmo caminho. Neste ano, o preço já cai 8,5%, depois de subir 33,95% em 2008.fonte.US

Comentários