ORKUT ! DO GOVERNO ...




Boa noite aos amigos! Vem aí o "Orkut" da Câmara, a comunidade promete ser uma ferramenta importante para o povo, vai variar do grau de restrições aplicados. Bom! Uma iniciativa legal para uma maior participação coletiva. Vamos ver até onde nós teremos liberdade de expressão.

Portal e-democracia inicia a primeira comunidade

A Câmara dos Deputados lança a rede social e-democracia (www.edemocracia.camara.gov.br), com o objetivo de ampliar o debate sobre projetos de lei ou temas de interesse da sociedade. A primeira comunidade virtual debaterá oito propostas relacionadas à Política Nacional de Mudança do Clima. A participação será aberta a todos os cidadãos, representantes de organizações não-governamentais e entidades de classe, órgãos da administração pública, pesquisadores e especialistas acadêmicos.

O coordenador de pesquisa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Paulo Moutinho, afirma que o site e-democracia inova ao fazer uma ligação entre os debates das propostas de lei no Congresso com a participação da opinião pública e pessoas especializadas em diferentes assuntos. “O e-democracia abre uma porta direta dentro do Congresso. Se bem aproveitado pela sociedade, a gente tem um instrumento inovador de participação popular”, avalia. Moutinho acredita que a rede social fará avançar o debate sobre as mudanças climáticas. “Espero que o tema traga uma participação efetiva das pessoas, já que esse é o maior problema ambiental do planeta e, o pior, um problema para sempre.”

O superintendente de Conservação do WWF-Brasil, Carlos Alberto Scaramuzza, considera a iniciativa bem oportuna. “A rede e-democracia se diferencia das demais por ser mais dirigida aos resultados e manter o foco nas leis”, comenta.

Entre as formas de participação no site e-democracia, o internauta poderá sugerir uma nova redação para os projetos de lei, por meio da ferramenta de produção colaborativa Wiki-legis, com conceito semelhante à Wikipedia. Os projetos e outros assuntos relacionados também serão tema de fóruns, chats e pesquisas. Os internautas ainda contarão com uma biblioteca digital com estudos, material de pesquisa e notícias. O conteúdo estará disponível em vídeo e áudio.
O site e-democracia foi selecionado entre os cinco projetos finalistas do Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública, na categoria inovação tecnológica.

Comentários