Rio Paraíba do Sul receberá 25.000 filhotes de peixes





A ganancia do homem não tem limite. Tragédias ambientais (despejo de produtos químicos, esgotos in natura no rio...), pesca descontrolada, entre outros fatores que contribuiram para extinção de alguns peixes tão comum no Paraíba do Sul. Que a iniciativa do INEA seja respeitada...Poís em se tratando de recuperação somente teremos êxodo se a boa consciência permanecer... Ao menos é o que eu penso!

Cerca de 25 mil filhotes de peixe das espécies piabanha, lambari e rabo amarelo serão lançados no Rio Paraíba do Sul na próxima terça-feira (16) para repovoar o rio, cujo sistema hídrico foi prejudicado pelo vazamento de 8 mil litros do pesticida Endosulfan, em novembro do ano passado.

O lançamento dos filhotes de peixe inaugura o Programa de Recuperação da Fauna no local. A medida é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Ambiente em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

De acordo com o presidente do Inea, Luiz Firmino, o objetivo é alcançar a marca de um milhão de filhotes lançados no rio nos próximos dois anos.

O acidente ambiental que provocou a mortandade de quase 150 mil toneladas de peixe foi causado pela empresa Servatis e atingiu 400 quilômetros do rio, numa área que se estende desde o município de Resende até São João da Barra.Fonte:JB

Comentários