SERVIÇO MILITAR VOLUNTÁRIO




Comissão da Câmara aprova trâmite de proposta que aprova fim do serviço militar obrigatório.

Por mais de uma hora, a Comissão de Constituição e Justiça discutiu hoje (17) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 162/07, que torna facultativa aos homens a prestação do serviço militar, como acontece com as mulheres. A proposta é do deputado Silvinho Peccioli (DEM-SP).

Pela PEC, aprovada na comissão depois de muita polêmica, o serviço militar seria facultativo para homens e mulheres entre 17 e 45 anos.

Pelo Regimento Interno da Câmara, a CCJ deve decidir apenas se aceita a tramitação da PEC. O mérito do texto deve ser discutido em comissão especial e, mais tarde, no plenário.Fonte: AGC

Comentários

  1. Não tem necessidade do serviço militar ser obrigatório, primeiro porque vivemos em um regime democrático de direito e segundo há mais voluntários em servir a pátria através das Forças Armadas do que não voluntários. A maioria dos jovens deseja servir e chega até a se frustar no ato da apresentação quando descobre que está incluído no excesso de contingente, sem se quer ter passado pela Comissão de Seleção devido a grande quantidade de alistado por causa da obrigatoriedade e todos alistados terem que se apresentar em um mesmo período. Isso não é justo, acho que todos os jovens voluntários teria que passar pelo processo de seleção e não ser dispensado sem saber ao menos se teria condições de incorporar as fileiras de uma das forças. Essa PEC precisa ser aprovada o quanto antes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.