ACESSIBILIDADE PARA TODOS


Uma importante e urgente necessidade é providenciar através de projetos (obs:postos em prática), que viabilizem melhores condições para os portadores de alguma deficiência. Hoje estamos cheio de Leis e projetos que estão aprovados, porém engavetados... Agora chegou a hora. Olhar de maneira mais humana, porque todos podem e são capazes, o que falta é condição favorável.

Acesso ao transporte público, às atividades de lazer e ao mercado de trabalho são as principais reivindicações dos portadores de deficiência. A luta dessas pessoas, no entanto, ganhou um reforço: a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014. Na briga para sediar os jogos, várias cidades apresentaram projetos que garantem o acesso aos locais das competições a todas as pessoas.

Aproximadamente 25 milhões de brasileiros são portadores de alguma deficiência física. No proximo ano, esse número será atualizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas as associações que lutam pelos direitos das pessoas deficientes ainda não sabem se as deficiências serão especificadas. A falta desse detalhamento prejudica consideravelmente a criação de políticas públicas para essas pessoas. Desde 2005, o Brasil conta com uma campanha permanente de acessibilidade, que procura sensibilizar e mobilizar as autoridades e a sociedade para eliminar as barreiras, físicas ou não, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participarem efetivamente da vida em sociedade
. fonte:JB

Comentários