CÂMARA DE CAMPOS COM REPRESENTAÇÃO EM BRASILIA

Os políticos e alguns economistas andam esperançosos com relação aos futuros royalties do Pré-Sal. Entretanto a proposta de partilhar seus dividendos com os demais Estados e Munícipios que não estão diretamente ligados a exploração do recurso, gera grande polêmica.

Como blogueiro "enxerido" que muitos amigos já conhecem, tive a oportunidade de estar com Vereador Vieira Reis que esteve em Brasília representando a Câmara e defendendo junto com a Prefeita e Presidente da OMPETRO (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo)Rosinha Garotinho, os interesses de nosso Munícipio. Na ocasião o parlamentar explicou a tumultuada situação que não é nova em relação a vontade de partilhar os recursos petrolíferos com os demais, mas nunca foi tão cogitado como agora por conta da descoberta do Pré-Sal.


O Vereador disse:" Não sou favorável a divisão, primeiro por não se tratar de um pagamento e sim de uma forma compensatória aos danos oriundos da exploração diretamente no meio ambiente, e é claro que nenhum recurso financeiro consiguirá recompor a curto prazo esses impactos, outro motivo está em investir taís recursos em prol da população local, aplicando em Saúde, Educação, Habitação e Geração de Empregos." Finalizou Vieira Reis que esteve com Ministro Edson Lobão.


E eu tenho certeza que precisamos mesmo de políticas voltadas a fiscalização da aplicação desses recursos, que também ajudará na distribuição correta da renda. Esse assunto ainda irá aquecer as rodas de amigos que são a favor ou contra a partilha, mas o que importa é chegar a um consenso pelo qual o povo dessas regiões não sejam injustiçados. Um abraço a todos. Deus abençoe todas as autoridades constituídas.

Comentários