DOAÇÃO DE ORGÃOS GANHA NOVAS REGRAS




O Sistema Nacional de Transplantes passou a ter hoje (21) novas regras. O objetivo do regulamento lançado pelo Ministério da Saúde é dar mais agilidade.

Quantos pacientes e famílias estão aguardando ansiosamente por uma melhor organização nas longas filas do transplante. As mudanças anunciadas pelo ministro da saúde, José Gomes Temporão pretende ampliar o número de doadores e melhorar o aproveitamento dos órgãos doados.

Uma das novidades trazidas pelo novo regulamento é o benefício dado a crianças e adolescentes na fila de transplantes. Com as novas regras, eles terão preferência na hora de receber órgãos de doadores da mesma faixa etária. No caso específico dos rins, menores de 18 anos poderão ingressar na lista de transplantes antes mesmo de entrar na fase terminal da doença renal ou de ter indicação para diálise.

Também estão previstos mecanismos de controle, como a exigência de que os pacientes mantenham suas fichas atualizadas na lista de transplantes, mostrando que estão em condições de receber o órgão ou tecido. Um novo sistema informatizado permitirá que os pacientes consultem sua posição na lista de espera.

O Ministério da Saúde pretende ainda ampliar o número de bancos de tecidos no país e criar equipes de “procura de órgãos”, que vão atuar em diversos hospitais, de todo o Brasil, buscando facilitar a doação de órgãos. Além disso, o valor pago às unidades hospitalares por procedimento de captação será dobrado com as novas regras.

Com o novo regulamento, o transplante entre pessoas vivas que não sejam da mesma família precisará da aprovação prévia de uma comissão de ética do hospital onde ocorrerá o procedimento, antes do caso seguir para a Justiça.fonte:MS

Comentários

  1. Olá,

    Incentive as pessoas a fazer doação de órgãos. A doação de órgãos é um ato de solidariedade que salva vidas.
    Saiba mais sobre o tema aqui: http://bit.ly/cHLx34.

    Para mais informações:
    fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do M.V News.

Postagens mais visitadas