PROFESSOR O SEU DIA É MERECIDO



Dia dos professores uma data especial que deve ser comemorada mesmo. A cada ano esses educadores mostram suas verdadeiras vocações. Eles acreditam piamente em suas ideologias, mesmo enfrentando situações inesperadas e adversas em seu cotidiano. Não era para ser assim, entretanto o crescimento da violência no âmbito educacional se faz presente freqüentemente. Leiam esse lamentável episódio ocorrido recentemente numa conceituada escola municipal, na zona nobre do Rio de Janeiro.

“Na última quinta-feira, 24 de setembro, na Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório, onde leciono em Sala de Leitura, vivemos uma situação de alta gravidade, quando um gás asfixiante tomou os espaços do grande prédio, gerando pânico, como nos filmes americanos de catástrofes. A forte ardência nos olhos e na garganta, aliada à atmosfera geral de desespero, arrancaram-me, às pressas, da sala. Infiltrei-me na multidão que descia as escadas, buscando salvação. Em seguida, senti uma dor aguda, após a visão inusitada do meu joelho girando bruscamente. Travei. Já não podia mais buscar a saída. Mas, brotando da aflição geral, o Universo enviou-me dois alunos que me conduziram no colo até um táxi, e, depois, ao hospital. Comenta-se que o autor do ato de vandalismo seria um estudante da própria escola. Hoje, com a perna imobilizada, e impedida de trabalhar, recobro meu equilíbrio emocional , que se esvaiu nas muitas lágrimas de ontem, para expressar minha visão sobre a estrutura a que estamos entregues. Nós, professores, diretores, coordenadores, guerreiros idealistas, que lidamos intimamente com o dia-a-dia das escolas, somente nós sabemos as dificuldades enfrentadas para exercermos nosso ofício. Como mágicos criativos, tentando retirar, da velha cartola da Educação, um pombo milagroso que nos ajude a melhor realizar nossa tarefa amorosa e digna, de informar e formar personalidades. Nossa bela e árdua tarefa de ensinar, em meio ao caos social que se reflete nas salas de aula superlotadas, e nos colégios sem inspetores suficientes. E, sobretudo, sem orientadores educacionais, ou psicólogos, parceiros essenciais à demanda crescente de adolescentes com graves problemas emocionais (que nem sempre a família absorve). Problemas que temos de enfrentar, mesmo sem qualificação profissional especializada, e em detrimento da nossa saúde física, emocional e psicológica.”
CARMEN MORENO(Fonte: e-mail Fanny)

Esse não é um fato isolado, e a Educação está agonizando, pedindo socorro. Entretanto estamos usando-o como exemplo para expressar as muitas lágrimas de seus nobres profissionais.

Todavia o mestre permanece firme em seu propósito investindo seu maior bem, o capital intelectual. Por isso temos mesmo que parabenizá-los não somente nos meados de outubro anualmente, mas por todos os demais dias que mantém viva sua esperança, acreditam e saem de seus lares para cumprir essa honrosa tarefa de formar cidadãos dignos.

Parabéns professor (a), amigo (a), por sua dedicação, desejamos que Deus viesse acolher suas petições e conceder seus desejos. E torcemos confiantemente por dias melhores.

Um abraço desse eterno aluno e amigo Blogueiro que muito tem a agradecer aos amados Mestres.

Comentários