Trabalho Infantil



É doloroso ver nossas crianças sendo exploradas. Portanto acabar com o trabalho infantil é um grande desafio. Com surgimento de várias ONGs, Programas entre outras ações conseguimos uma redução satisfatória. Entretanto é necessário mais políticas que venham combater a exploração infantil, visto que se o maior problema é desigualdade, exclusão social, miséria, e, é isso que deve mudar. Pouca fiscalização nos casos de exploração "visível" (crianças no trabalho operário...), pois ainda temos outro paradigma a ser quebrado no caso das crianças envolvidas com trabalho doméstico que muitas vezes tornam-se "invisíveis".

Ainda há muito o que fazer, mas é importante frisar que estamos numa luta constante e cada passo que se dá é um grande avanço na erradicação dessa praga que é a exploração infantil.

O esforço para erradicar o trabalho infantil uniu hoje (26) os governos do Brasil, da Bolívia, do Equador, Paraguai e Timor Leste com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) vai repassar US$ 2 milhões, por cerca de dois anos, para que os cinco países executem os projetos que propõem estratégias conjuntas para acabar com a exploração do trabalho de crianças e adolescentes.

Pelos projetos assinados hoje (26), os governos dos cinco países se comprometeram a erradicar o trabalho infantil até 2020. Na tentativa de pôr em prática os compromissos que deverão fortalecer as atividades de fiscalização e de identificação de saúde pública. Também serão criados os serviços de denúncia por telefone – como já existe no Brasil – e ampliadas as campanhas de sensibilização da população.
Fonte:Agb

Comentários

Postagens mais visitadas