Blogueiro entrevista Secretário de Agricultura do Município


Blogueiro, Secretário de Agricultura- Carlos Frederico e Subsecretário Shaytner Campos


Blogueiro: Secretário gostaria de saber como o senhor vê a chegada da Usina para Município?

Secretário: Cana brava é um complexo que está chegando aqui na região trazendo grande expectativa, e a Secretaria Municipal de Agricultura de Campos está pronta para prestar seu apoio, hoje já estamos junto com a Universidade Federal Rural fazendo um mapeamento da região e cadastramento de produtores, pois haverá uma grande demanda da matéria prima, nesse caso cana de açúcar.


Blogueiro: A região foi duramente castigada com as enchentes e a maioria dos produtores foram prejudicados, como a secretaria pretende ajudá-los?

Secretário: Agora com a chegada da Usina, será necessária uma maior atenção principalmente para o pequeno produtor. E a Secretaria está buscando junto à prefeita Rosinha oferecer todos os subsídios necessários para que os agricultores possam trabalhar e superar os prejuízos.

Blogueiro: A Usina Cana Brava pelo que pude observar possui uma infra-estrutura moderna, são inúmeros maquinários e uma forma de produção tecnologicamente falando bem avançada, o que com certeza vai precisar de mão de obra qualificada, e nós sabemos que há uma grande expectativa por uma vaga de emprego. Estamos preparados para atender essa demanda?

Secretário: É preciso observar nesse caso que realmente há uma grande expectativa de empregabilidade no setor, porém não só na questão quantitativa, porque com a chegada da mecanização, inclusive até 2011 não poderá haver mais queimadas. O que vai diminuir a necessidade dos cortadores de cana e com isso haverá um grande desemprego, mas já estamos buscando junto a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) preparar e qualificar através de cursos esses trabalhadores para serem aproveitados dentro da indústria assim evitando um grande êxodo rural.

Blogueiro: Secretário foi divulgado pela Agência Brasil de notícias recentemente que um grupo de 38 cortadores de cana foram resgatados do regime de escravidão, pelo Grupo de fiscalização Móvel do Ministério Público do Trabalho, como o senhor vê essa situação?

Secretário: É eu não tive oportunidade de ler essa reportagem, mas com certeza é degradante saber que em nossa região aconteceu esse fato, eu como advogado tenho observado o empenho do MP, realizando um trabalho cada vez mais ofensivo e coibindo essa pouca vergonha, vamos dizer assim. Inaceitável nos dias de hoje.


Blogueiro- Obrigado pelos esclarecimentos Secretário.

Secretário – Obrigado a você. E parabéns pelo trabalho informativo de qualidade que vem oferecendo através do seu Blog.

Comentários