Internet gratuita na Baixada Fluminense



Inclusão digital é importante, a internet no Brasil tem sido monopolizada por um grupo que cobra caro por um péssimo sinal, impedindo muitos de terem acesso a rede. Já ta na hora mesmo de acabar com monopólio dessas empresas.

Para captar o sinal, as pessoas precisam instalar uma antena nas suas casas, da mesma maneira que se faz para captar o sinal da televisão. Só quem mora a até 60 metros de uma antena de transmissão e usa notebook está livre de comprar a antena, já que o notebook consegue captar o sinal. Fora isso, será necessário comprar equipamentos.

A antena para captar o sinal deve ser do tipo 24dBi, com mastro e suporte de montagem. Também é necessário comprar um fixador para o mastro da antena, um adaptador USB com saída para antena externa e um cabo com conectores específicos para USB e para antena externa. O custo total desses equipamentos é de até R$ 150.
Uma equipe de técnicos da Faetec está percorrendo as ruas das cidades da Baixada Fluminense para mostrar o passo a passo de como instalar a antena e ligar o computador à rede gratuita de internet.

Passo a passo da instalação

- Acesse o site www.baixadadigitalrj.com.br e procure pela torre mais próxima de sua casa.

- Só compre a antena se do alto de sua casa você conseguir enxergar uma das torres do programa Rio Estado Digital.

- Para obter o sinal é necessário: uma antena 24 dBi, com mastro e suporte de montagem com graduação de ângulo; fixador para mastro; adaptador USB com saída para antena externa; cabo de conexão com conectores específicos para o adaptador USB e para a antena.

- A instalação da antena externa é semelhante à de uma TV. Para regulá-la, uma pessoa mexe na antena do lado de fora de casa e outra verifica no computador se o nível de sinal está satisfatório.


Edição: Washington Luiz / Fonte: Secretaria de Ciência e Tecnologia

Comentários