Propaganda política na promoção do vale cultura




A chapa esquentou no Senado por conta de um “folder” patrocinado pelo Ministério da Cultura. O panfleto menciona o nome dos deputados de vários partidos que apoiariam projetos relacionados à área da cultura e recomenda aos eleitores que votem neles.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) encaminhou à Procuradoria Geral da República (PGR) representação contra Juca Ferreira, por improbidade administrativa e propaganda eleitoral antecipada.

Demóstenes disse em Plenário que Juca Ferreira mentiu aos senadores ao afirmar, durante a audiência, que não haveria recursos do ministério na produção do folder. De acordo com o senador, depois da reunião, Ferreira entrou em contato com o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Garibaldi Alves (PMDB-RN), reconhecendo que o Ministério da Cultura contribuiu para a publicação do panfleto.

Demóstenes salientou que vários parlamentares afeitos ao tema da cultura - como o próprio presidente do Senado, José Sarney - são excluídos da lista do folder, que cita somente os que se comprometeram em apoiar os projetos do Ministério da Cultura.

Uma estratégia de marketing mal elaborada do ponto de vista democrático, o slogan "Vota Cultura" é até bem legal para um País que precisa muito incentivá-la, mas personalizar com assinatura e patrocínio do ministro Juca Ferreira foi um vacilo que não poderia se esperar outra coisa, senão uma grande polêmica de forma imediata. Eh! Brasil. Sô.

Edição: Washington Luiz / Agência Senado


Comentários