Urnas Eletrônicas suportaram as tentativas de fraudes

imagem site Tse


Foram nove equipes que participaram do teste público realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para verificar o nível de segurança do sistema de votação brasileiro.(leia aqui post anterior) Nenhuma conseguiu burlar os dispositivos de proteção instalados em urnas eletrônicas semelhantes às que serão usadas nas eleições de 2010.


Sistema operacional

Os representantes da PGR foram os últimos a deixar a sala de testes e tentaram substituir o sistema operacional oficial da urna (LINUX) e, se tivessem obtido sucesso, tal procedimento poderia resultar no domínio de todos os programas da urna.

Os quatro investigadores que representaram a procuradoria utilizaram várias estratégias e ataques, mas não conseguiram fazer a substituição do sistema operacional.

Segundo TSE, o Sistema de Informática é só um dos pontos de segurança do processo eleitoral. E mesmo que alguém conseguisse executar um programa que mudasse toda votação a fim de obter favorecimento, as mídias ainda poderiam ser auditadas.

Todo o procedimento envolve vários pontos de auditoria que permitem aos partidos e a outros cidadãos verificar que os programas que estão indo pra urna são os programas reais, e aqueles que deveriam ir.

Giuseppe Janino, secretário de Tecnologia de Informação do TSE relatou que a única ação bem-sucedida foi obtida pelos representantes da Cáritas Informática, que conseguiram retirar e repor o lacre de um envelope de mídias sem que isso fosse notado. Segundo Janino, isso, no entanto, não representa qualquer ameaça ao processo eleitoral, já que o pequenos sacos plásticos onde são transportados os disquetes de votação usados nas urnas eletrônicas está em fase de testes e a falha constatada não é significante. Afirmação compartilhada pelo próprio representante da Cáritas, Edison Alonso.


Bom amigo, com os testes foram identificadas as falhas, que serão retificadas a tempo do pleito de 2010. E o mais importante com isso é o tempo que o TSE ganha para estudar com muito cuidado, muito critério as sugestões com o objetivo de complementar e prosseguir o nosso objetivo de melhoria contínua do processo eleitoral brasileiro.


Fonte: TSE / Comentários : Blogueiro.




Comentários

  1. muito boa materia meu caro.
    por um lado é bom este pen test ( testes de penetração ), isso mostra que estamos no caminho certo para uma limpa votação, e também esta sendo implementado reconhecimento de digitais, o que ficará mais forte nosso sistema que é considerado um dos mais eficientes do mundo e já copiado por nações do 1º mundo.
    Vale resaltar que não é 100% garantido sucesso na segurança visto que, este teste foi restrito, onde foi necessário deslocamento até brasilia para realizá-lo, onde este estivesse disponível por um servidor para que o acesso fosse feito pela net, os interessados seriam muito mais.
    Como sabe sou adepto do linux e como mencionou na materia, este é utilizado pelaparte de segurnça das urnas e também para os testes

    Bela materia

    Gelson Sardinha
    Bacharel em Informática
    msn: gelsinho@hotmail.com
    Linux User: 175065

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.