Escola para todos


Para entender a importância da escola num país, é preciso conhecê-la. A inteligência, persistência, popularidade e experiência de vida levou nosso respeitado presidente ao maior cargo público, porém sua falta de oportunidade em relação aos estudos, não deve ser vista como receita de sucesso. Não se constrói um país sem uma boa escola. E uma boa escola deve ser para todos.

A escola funciona como uma instituição fundamental para o indivíduo e para a sua constituição, assim como para a evolução da sociedade e da humanidade. Como um microssistema, ela não apenas reflete as transformações atuais como também tem que lidar com as diferentes demandas do mundo globalizado. Uma das suas tarefas mais importantes é preparar tantos alunos, como professores e pais para viverem e superarem as dificuldades num mundo de mudanças rápidas e de conflitos interpessoais, contribuindo para o processo de desenvolvimento do indivíduo.

À escola compete propiciar recursos psicológicos para a evolução intelectual, social e cultural do homem. Ao desenvolver, por meio de actividades sistemáticas, a articulação dos conhecimentos culturalmente organizados, ela possibilita a apropriação da experiência acumulada e as formas de pensar, agir e interagir no mundo, oriundas dessas experiências. Ela proporciona o emprego da linguagem simbólica, a apreensão dos conteúdos académicos e compreensão dos mecanismos envolvidos no funcionamento mental, fundamentais ao processo de aprendizagem.
A escola é uma instituição social com objetivos e metas determinadas, que emprega e reelabora os conhecimentos socialmente produzidos, com o intuito de promover a aprendizagem e efetivar o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: memória seletiva, criatividade, associação de ideias, organização e sequência de conhecimentos, etc... Ela é um espaço em que o indivíduo tende a estabelecer uma interacção com o seu ambiente social.

A função da escola no século XXI tem o objectivo importantíssimo de estimular o potencial do aluno, tendo em conta as diferenças socioculturais em prol da aquisição do seu conhecimento e desenvolvimento global. Sob este prisma, há três objetivos que são comuns e devem ser conseguidos pelas escolas modernas: estimular o desenvolvimento em níveis físico, afetivo, moral, cognitivo, de personalidade; desenvolver a consciência cidadã e a capacidade de intervenção no âmbito social; promover uma aprendizagem de forma contínua, propiciando, ao aluno, formas diversificadas de aprender e condições de inserção no mercado de trabalho.

Edição:Washington Luiz / Fonte: Lopes da Silva

Comentários