O extremo da diversão é exagero?



Olá amigos! Final de semana um bom momento para reflexão sobre o futuro.

Um momento de liberdade, de exaltação. É assim que a moda vê a juventude. Muitos dos que estão passando por ela querem sentir sensações novas, desejam experimentar tudo aquilo que esta fase pode oferecer.

Isso não é uma novidade. Há muito tempo que os jovens se esforçam para extravasar e para serem diferentes na sociedade. Mas em cada geração esses anseios se traduziam de maneira diferente. O que significava superar limites ou desviar dos padrões sociais antigamente, já não é o mesmo que acontece hoje em dia.

E é exatamente isso que preocupa pais, educadores, psicólogos e as autoridades. Os jovens atuais querem vivenciar coisas novas. As sensações são passageiras e a insatisfação é grande. Daí, vem o anseio por mais, por algo maior, por experimentar sentimentos ainda mais fortes e intensos.
É assim que muitos entendem a liberdade. Um bom exemplo disso é as festas rave. Música estridente, estado de transe, álcool, drogas e nenhum compromisso com a hora. Este tipo de evento muitas vezes não termina antes das 10 horas da manhã do dia seguinte.

E para quem pensa que já viu de tudo, se engana. A juventude inova de forma surpreendente. Segundo um jornal francês, dezenas de jovens no Reino Unido comparecem em festas para as quais são convidadas com o objetivo de contrair a gripe A. No local há várias pessoas infectadas, mas que ninguém sabe quem são. É nessa incerteza onde se esconde a adrenalina.

Os especialistas dizem que para conseguir desfrutar essas sensações a presença de álcool e drogas quase nunca é dispensada. Uma pesquisa mostrou que 47% dos entrevistados que já experimentaram álcool alguma vez tiveram o primeiro contato com a substância antes dos 17 anos de idade.
As concentrações percentuais mais significativas estão no grupo de 15 anos de idade (10% dos consumidores), 16 anos (11%) e 17 anos (9%). A seguir vem a faixa-etária entre os 18 e 29 anos, que representa 29% dos consumidores de álcool.

Outra análise interessante é as razões mais apontadas para o início do consumo desta droga. A influência do grupo de amigos é o principal motivo (45,3%), seguido pela necessidade de ser aceito socialmente (39,1%), a curiosidade (32%), relaxar (16%) e o gosto pela bebida (12%).

São comportamentos que começam na adolescência e se estendem por toda a juventude. O problema, dizem os críticos, é o alto nível de insatisfação que faz com que sempre se queira algo diferente, que proporcione mais emoção ainda e novas sensações.


Edição: Washington Luiz / Fonte: Debate Público

Comentários

  1. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    [Momento da Verdadeiro]

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo


    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.