Carteiras de Habilitação Suspensas no RJ


Hoje no banco de dados do Detran-RJ, constam cerca de 12 mil Carteiras de Habilitação suspensas. No período de 12 meses o condutor que comete infrações de trânsito de acordo com o grau do erro tem uma pontuação negativa gerada, acumulando 20 pontos. Os motoristas são notificados e tem o direito de dirigir cassado devendo entregar sua habilitação no órgão. Entretanto apenas 40% dos motoristas devolveram o documento.

Muitos não sabem, mas nesse caso o tempo não é aliado do infrator. Pois em algum momento ele deverá enfrentar as sanções previstas, que variam de 1 mês a 1 ano de suspensão do direito de dirigir. Avanço de sinal, excesso de velocidade são as infrações mais frequentes, e basta ser pego três vezes nesse erro que os motoristas já acumulam 21 pontos.

Segundo o Detran. Se o motorista não recebeu em seu domicílio algum dos autos de infração relacionados na notificação dos 20 pontos, e seu endereço está correto no cadastro do Detran-RJ, muito cuidado. O auto de infração pode ter informações insuficientes e a multa passível de anulação. Certifique-se junto ao órgão que aplicou a multa se o auto de infração foi expedido em 30 dias, como determina o Código de Trânsito Brasileiro. Em caso de dúvida, entre com o recurso junto à autoridade responsável pela autuação. Os órgãos autuadores são identificados pela letra inicial do número do auto de infração.

Caso não concorde com uma ou mais infrações, entre com recurso junto ao órgão autuador. O motorista com pontos negativos no prontuário tem bastante tempo para preparar as suas Razões de Defesa contra a pontuação lançada em seu nome - 30 dias contados a partir da data de expedição da notificação dos pontos negativos. Avalie um a um os autos de infração relacionados em sua notificação que contribuíram para o excesso dos pontos.

Há ainda possibilidade de o motorista que se sentir lesado buscar defesa através de recurso que pode ser solicitado por três razões: reação natural do homem, que não se sujeita a um único julgamento; a possibilidade de ocorrência de erro do julgador ou falha técnica no sistema.

A pontuação pode ser consultada aqui, lembrando amigos que quanto mais rápido for impetrado o recurso, menos risco se corre de ter a carteira suspensa.


Edição: Washington Luiz / Fonte: Detran-RJ


Comentários