Celulares roubados vão se tornar inúteis


Olá amigas e amigos internautas, eis um assunto que merece uma atenção especial. O crescimento da violência hoje, não é um mal exclusivo das grandes capitais, está se espalhando rapidamente por todas as localidades. Portanto ninguém por mais precavido que seja, está completamente livre ser abordado em uma esquina ou de ter sua carteira sorrateiramente deslizada nos ônibus a caminho do trabalho.

Um dos principais alvos de criminosos é o celular. Isso ocorre porque muitos dos aparelhos ficam expostos, têm um custo elevado e são destravados (ou serão, com relativa facilidade), aceitando qualquer chip de operadora que seja colocado em seguida. Depois de retirar o cartão original, é só o assaltante revender a um preço bem abaixo do mercado para obter lucro fácil e rápido. Entretanto, muitas pessoas não sabem, mas os aparelhos em caso de roubo ou furto podem ser completamente bloqueados (independentemente de utilizarem chips ou não) na rede telefônica. Para que isso ocorra, é necessário que você anote o código IMEI, uma identificação Internacional de celulares, única para cada aparelho. Ela pode ser encontrada sob a bateria (na parte de trás do aparelho), na etiqueta da caixa do produto, na nota fiscal, ou ainda visualizada na própria tela. Basta que você digite “*#06#” pelo teclado numérico para que ele apareça. Sendo assim, não deixe de anotá-lo em um local seguro.

E agora o Governo deve adotar medidas através das Secretarias de Direito Econômico e a Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça que firmam hoje (6) nota técnica para inibir o furto de telefones celular. Na prática, quem tiver o celular furtado vai poder bloquear o aparelho, que se tornaria inútil na mão de quem furtou, mesmo trocando chip ou desbloqueando.

É claro que nenhum de nós está livre dos assaltos e da violência, mas há, ao menos, meios de proteger nossas informações das garras dos criminosos. E mais importante de tudo: não participe da rede ilegal de comércio que se beneficia de bens e produtos furtados. Você pode pagar menos, mas estará influenciando alguém a roubá-lo no dia seguinte.

Edição e comentários: Washington Luiz / Fonte: Igor Pankiewicz

Comentários