Farol de São Tomé: Diversão com segurança.


O calor está intenso nos últimos dias, bom para muitos que estão de férias. Que digamos de passagem bem merecidas. Para recompor as energias, e aliviar o stress da rotina de trabalho muitos preferem as regiões litorâneas. Afinal não há clima melhor.

E com as praias da região lotadas de turistas, alguns cuidados devem ser observados por quem vai tomar aquele banho no mar. Para garantir a segurança dos veranistas os guarda-vidas estão sempre por perto.

Esses “anjos” das praias, abnegados profissionais estão sempre prontos para salvar vidas em toda a orla marítima. No entanto nessa época esses competentes militares do Corpo de Bombeiros vêem o número de ocorrências multiplicarem-se justamente pelo descuido em relação a algumas recomendações essenciais para segurança de todos.

A maioria das pessoas desconhece os perigos da praia que frequentam, ou apenas ignoram. Quem conhece a praia do Farol de São Tomé em Campos, por exemplo, sabe que ela tem uma enorme cavidade logo na beirada formada pela correnteza, além de na maioria das vezes está puxando mar a dentro, ainda na longa lista de situações de risco somam-se os fundões, onde os banhistas ficam fora de pé repentinamente. O que a torna perigosíssima principalmente para crianças e idosos.

Mas há algumas dicas importantes que minimizam esses riscos. Todos os dias logo no alvorecer os guarda-vidas identificam os locais impróprios para banho e sinaliza imediatamente com bandeiras vermelhas alertando aos banhistas sobre o perigo.

Lembre-se amiga e amigo, é sempre importante estarmos atentos com nossa segurança, afinal de contas, ninguém quer estragar seu tão merecido descanso.

Tenha uma excelente férias. Deus abençoe a todos.


Por: Washington Luiz

Comentários