Política Monetária


Olá amigos e amigas vamos dar prosseguimento ao nosso estudo sobre política e sua verdadeira função. Hoje vamos falar um pouco sobre política monetária.

Ela é a ação do governo no sentido de controlar as condições de liquidez da economia. Por meio da política monetária o governo pode atuar sobre a taxa de juros, pode aumentar ou diminuir o dinheiro que circula na economia, pode também aumentar ou diminuir o dinheiro disponível para os bancos emprestarem, e pode restringir ou facilitar o crédito.

Para se ter idéia, se o governo, por exemplo, tiver por objetivo o controle da inflação, a medida apropriada de política monetária seria diminuir o volume de dinheiro na economia, que poderia ser por meio do aumento da taxa do compulsório ou por meio de venda dos títulos públicos.

De outro modo, se objetivo é o crescimento econômico, a medida adotada seria o aumento do volume de dinheiro na economia, reduzindo o compulsório, ou flexibilizando as condições de crédito, possibilitando maior capacidade de compra às pessoas. Da mesma forma a taxa de juros pode incentivar ou inibir o crescimento da economia ou, ainda, influenciar no índice de inflação.

Portanto vários são os objetivos da política econômica, que visam atender as necessidades de participação do Estado para o real atendimento do papel de um governo que estão diretamente ligados ao crescimento da produção, geração de empregos, controle da inflação, equilíbrio nas contas externas e melhor distribuição da renda gerada no país.

Edição: Washington Luiz / Fonte: Wilson Salvalagio

Comentários