Vacina contra aids tem efeito temporário

Reprodução
A vacina que, em setembro do ano passado, ganhou destaque por conseguir diminuir em 31% o risco de contaminação por HIV em voluntários na Tailândia, na verdade não funciona tão bem.

Segundo os próprios pesquisadores que a testaram, a proteção que ela oferece é apenas temporária --cerca de um ano.

O valor de 31% pode não parecer alto. Realmente seria necessário mais do que isso para que fosse viável produzir uma vacina em grande escala. Mas era a primeira vez em que uma vacina tinha algum grau de sucesso, mesmo que parcial.

A esperança era que, a partir dela, fosse possível desenvolver uma imunização mais eficaz.

Por isso, na época, os cientistas envolvidos na pesquisa estavam otimistas. Eles pertenciam a órgãos americanos --incluindo o Exército-- e tailandeses, além de uma empresa e uma ONG, donas cada uma de metade da vacina.

Anthony Fauci, chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, um dos financiadores do teste na Tailândia, disse então: "Faz mais de 20 anos que todas as vacinas foram essencialmente fracassos. Parece que estávamos tateando por um corredor escuro, até que uma porta finalmente se abriu".

A porta continua aberta, mas agora parece que será ainda mais difícil atravessá-la.

Quando anunciaram o sucesso parcial da vacina, os cientistas deixaram claro que não conheciam bem como ela funcionava. Agora, além de não saberem como ela funciona, também não entendem como ela perde eficácia com o tempo.

"Todos querem saber por que ela funcionou e quais testes poderíamos ter feito no laboratório para prever isso", diz Michael. O sangue dos voluntários continuará a ser analisado em busca de pistas que possam levar a explicações sobre como a vacina funciona, diz ele.

Os resultados dessas novas análises levarão cerca de um ano. Enquanto isso, cientistas no mundo inteiro estarão procurando paralelamente maneiras de entender como vacinas podem barrar o HIV.

Edição:Washington Luiz - Fonte:Ricardo Mioto/Folha de S. Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PF deflagra 59ª fase da Operação Lava Jato.

Toffoli determina votação secreta na eleição do Senado.