Água é um bem finito, mas essencial para vida

Reprodução
Ela já é mais preciosa que o petróleo, embora alguns países não perceberam ainda seu valor. A água é a maior riqueza que uma região possui, no entanto ainda há um descuido total para com esse tesouro. Infelizmente o homem colhe aquilo que planta é o que confirma o relatório divulgado hoje (22), no Dia Mundial da Água, em Nairóbi, no Quênia, na África.

O consumo e a uso de água não tratada e poluída matam mais do que todas as formas de violência. O documento intitulado Água Doente foi elaborado pelo Programa para o Meio Ambiente da das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês). Sem informar números, o estudo afirma que milhares de crianças e adultos morrem por ano em decorrência da “água doente”. Por isso, alerta para a necessidade de adoção de medidas urgentes.

De acordo com o relatório, as populações urbanas deverão dobrar de tamanho nas próximas quatro décadas. A projeção é que os números subam dos atuais 3,4 bilhões para mais de 6 bilhões de pessoas. Nas grandes cidades já há carência de gestão adequada das águas residuais em decorrência do envelhecimento do sistema, de falhas na infraestrutura ou de esgoto insuficiente.

“Isso significa que mais pessoas agora morrem [por causa] de água contaminada e poluída do que de todas as formas de violência, inclusive guerras. A água contaminada é também um fator chave no aumento de vidas vegetais e animais mortas em mares e oceanos de todo o mundo”, diz o documento, informando que 2 bilhões de toneladas de resíduos são jogadas em águas de todo o mundo por ano.

Segundo o documento, substâncias que compõem um poluente de águas residuais, como nitrogênio e fósforo, podem ser úteis na produção de fertilizantes para a agricultura. O alerta é acompanhado pela informação de que 10% da população mundial consomem alimentos alimentos cultivados com águas residuais para irrigação e adubação.

“É um desafio que vai aumentar, pois o mundo sofre rápida urbanização e industrialização, além de crescente demanda por carnes e outros alimentos, a não ser que se tomem medidas decisivas”, adverte o estudo.

Edição e comentários: Washington Luiz / Fonte: ABr.

Comentários

  1. preciso entrar em contato com vocês!
    Podem me enviar seus nomes, telefones, e-mail e/ou msn?

    gustavonkm@gmail.com

    Faço parte de um grupo que esta estudando a fundo a História do Brasil e gostaria de começar um trabalho sobre a História de Campos. Gostaria de falar com vocês sobre isso.

    Att

    Gustavo.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo em que pudermos ajudar, pode contar conosco.

    msn: ex-wltf@hotmail.com
    skype: washington.luiz84


    Atenciosamente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.