Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

SAÚDE
Momento Verdadeiro
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à doença é nesta segunda-feira (26); boa alimentação e exercícios são importantes.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é nesta segunda-feira (26). A doença é silenciosa e quase não apresenta sintomas. Para chamar a atenção da população, profissionais ligados à Sociedade Brasileira de Hipertensão, em Pernambuco, fazem, na manhã desta segunda, atendimentos gratuitos no parque da Jaqueira, no Recife.

“É importante a prevenção e atenção. É uma doença de vasos sanguíneos, e os problemas acontecem de forma silenciosa. Daqui a 10 a 15 anos, se você não previne, pode ter complicações. As pessoas não atentam para as condições de risco, como ter parente hipertenso, fumar, ou ingerir bebida alcoólica em excesso. É preciso medir a pressão uma vez por ano, se for 12 por 8. Até 14 por 8, duas vezes. Mais que isso, tem que tratar de forma efetiva”, disse a presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão em Pernambuco, Ângela Santos.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, fazer exercício não traz malefícios para os hipertensos. “Durante a atividade física, é interessante fazer alongamentos. Estando com a pressão controlada, não há nenhum problema”, contou o professor de educação física, Gleiber Montenegro.

A alimentação é outro ponto importante. “É bom dar preferência para alimentos com fibras solúveis, como aveia e granola, por exemplo. Os alimentos industrializados apresentam quantidade de sal muito elevada”, explicou a nutricionista Roberta Barreto.

Edição: Washington Luiz / Fonte:P360Graus