OMS aconselha europeus a ficarem em casa



A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu aos europeus que evitem sair de casa caso a nuvem de cinza causada pela erupção do vulcão na Islândia se misture com a chuva. O porta-voz da OMS, David Epstein, disse que a agência não sabe exactamente os riscos inerentes ao fumo vulcânico, mas as micro-partículas são potencialmente perigosas para as pessoas se começarem a «descer» para o solo com a chuva.

As partículas, explica, podem alcançar os pulmões e causar problemas respiratórios - o que impõe um risco ainda maior para aqueles que sofrem de asma ou outras doenças respiratórias.
Epstein disse que o fumo deve permanecer na atmosfera esta sexta-feira, mas que a agência está a monitorizar a situação de perto. Parte das cinzas vulcânicas alcançou o solo em partes do sul da Islândia, uma região na sua maioria rural.

A agência de controlo de aviação europeia Eurocontrol alertou esta sexta-feira que os voos de e para a Europa ainda vão sofrer as consequências da nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão localizado sob a geleira Eyjafjallajoekull, na Islândia, por mais 24 horas.


Edição: Washington Luiz – Fonte:Diário

Comentários