Técnicos de Transporte dos Estados Unidos para apoiar o RIO

RIO DE JANEIRO
Divulgação
Técnicos em transportes dos Estados Unidos podem ajudar o governo do estado em seus planos para dinamizar e ampliar a oferta de deslocamentos de massa no Estado do Rio, especialmente na capital, em função de eventos esportivos de grande movimentação de pessoas que estão programados para o Rio de Janeiro nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A proposta de ajuda americana foi feita pelo ministro de Transportes dos Estados Unidos, Ray LaHood, na manhã desta sexta-feira, ao governador Sérgio Cabral, em reunião no Palácio Laranjeiras.

O ministro está no Rio em visita de cortesia com o objetivo de estreitar laços e trocar experiências na área de transportes, segundo o secretário estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues, que acompanhou a reunião.

– O ministro e seus assessores quiseram saber especialmente dos nossos planos para as Olimpíadas, eventos que os Estados Unidos já têm larga experiência, colocando à nossa disposição técnicos e conhecimentos para ajudar a resolver os problemas de transportes na cidade – sintetizou o secretário, garantindo que a parceria limita-se à colaboração técnica, não envolvendo, a princípio, ajuda financeira dos americanos.

LaHood tornou-se o ministro de Transportes em 23 de janeiro de 2009. Antes, serviu por 14 anos na Câmara dos Deputados pelo 18º distrito de Illinois (1995-2009). Durante esse período, participou da Comissão de Transportes e Infraestrutura da Câmara.

Rodrigues comentou quais são os principais planos do governo do estado para as duas competições, com ênfase nos transportes ferroviário e metroviário.

– Já compramos 39 novos trens para reforçar o sistema ferroviário, operado pela Supervia, além de obras de modernização nas estações e em toda a malha de trilhos. Também renovamos a concessão do sistema metroviário, com o compromisso da concessionária Metrô Rio de aumentar a oferta de trens, além de outras melhorias no sistema. A empresa já comprou 114 novos vagões que deverão chegar a partir do ano que vem – afirmou Rodrigues.

O governo estadual também investirá na ampliação do metrô, construindo as linhas 3, entre Niterói e São Gonçalo, e 4, da Barra da Tijuca a Ipanema.

– A princípio, a Linha 4 está programada para ficar pronta para as Olimpíadas, mas faremos todos os esforços para que ela já possa atender os torcedores na Copa de 2014 – planeja Rodrigues.

Edição:Washington Luiz Fonte: AE - Guedes de Freitas

Comentários