Campos: Saúde apresenta novos projetos


Campos dos Goytacazes - Colegiado de Gestão Regional (CGR) da Região Norte aprova novos projetos em saúde para implantação no município e região.

Entre os projetos aprovados, estão o que trata da necessidade de implantação do Pólo de Atendimento e Vacinação para Viajantes (Pavvs), que será levado à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para captação de recursos.

A Superintendente de Atenção Básica, Educação em Saúde e Gestão Participativa as Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sesdec) e Coordenadora Regional do CGR, Mônica Almeida, explicou que o Colegiado trabalha como instância de conhecimento dos projetos e serviços regionais.

- Esses projetos são aprovados pelos secretários no CGR e, posteriormente, encaminhados para a pactuação pela CIB. O Colegiado é um espaço de co-gestão solidária e cooperativa no âmbito regional, visando propor soluções e serviços de atenção à saúde, integral e resolutiva. Quando um município expande suas ações em saúde e as apresenta aos demais municípios da região, faz com que todos sejam estimulados a também estabelecerem novas metas, com base nas ações que estão dando certo - ressaltou.

O projeto foi apresentado pelo Superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury. “O pólo será referência para as regiões Norte e Noroeste do estado, com educação em saúde visando à prevenção, atendimento, criação de uma central de atendimento, criação de link de Internet e o estabelecimento de parcerias com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)”, adiantou Charbell.

Outro projeto aprovado pelo Colegiado foi o de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (Paaq) que, segundo o secretário de Saúde, está em execução há um ano no município. “O Paaq oferece atendimento volante, nas áreas médica e odontológica, às comunidades de assentamentos e quilombolas, onde não há unidade de saúde”, disse Hirano. O projeto chamou atenção da Sesdec, que vai encaminhá-lo ao Ministério da Saúde, também com vistas à captação de verba do governo federal.

Assuntos como a contratação de entidade para desenvolvimento de capacitação nos projetos de educação permanente em Saúde em Atenção ao Idoso e Saúde Mental, na Atenção Básica, e a inclusão do município na Rede de Assistência ao Paciente de Neurológico em Alta Complexidade, com apoio do estado, também foram discutidos.

PMCG

Comentários