Estudo aponta três cidades brasileiras ao redor do mundo com melhor qualidade de vida

Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo estão entre as 221 cidades ao redor do mundo que apresentam melhor qualidade de vida. O estudo, elaborado pela Mercer consultoria internacional em recursos humanos, foi divulgado hoje (26). O ranking considerou aspectos como política, sociedade, economia, saúde, saneamento, escolas, serviços públicos, transporte e moradia. As informações são da BBC Brasil.

Pelo ranking da pesquisa, Viena, capital da Áustria, lidera a disputa. Já Bagdá, capital do Iraque, é a última colocada. Brasília aparece em 104º lugar, o Rio na 116ª posição e São Paulo é apontado em 117º lugar.

Seguindo o padrão dos anos anteriores, as cidades europeias continuam dominando o topo do ranking. Depois de Viena, Zurique e Genebra, ambas na Suíça, ocupam a segunda e a terceira posições, nesta ordem.

Os pesquisadores afirmaram que a qualidade de vida permaneceu estável nas cidades norte-americanas, houve um declínio nas Américas Central e do Sul em decorrência da instabilidade política, dos problemas econômicos e da falta de energia elétrica em certos países.

O local das Américas Central e do Sul com a melhor colocação no ranking de qualidade de vida é Pointe-à-Pitre, em Guadalupe, no 62º lugar, seguido de San Juan, em Porto Rico (72º), e a capital argentina, Buenos Aires (78º).

Guadalupe, no Caribe, é um território ultramarino da França – ou seja, faz parte da União Europeia. Pointe-à-Pitre é considerada a capital econômica do arquipélago.

É a primeira vez que a Mercer divulga também uma segunda lista, das "ecocidades". A performance de São Paulo neste ranking é pior, ficando no 148º lugar, enquanto Rio de Janeiro e Brasília ficaram respectivamente em 112º e 109º colocados.

A cidade no topo da lista dos locais mais ecológicos é Calgary, no Canadá, enquanto que Porto Príncipe, no Haiti, ficou em último. Várias outras cidades latino-americanas estão à frente das brasileiras nesta lista, como Montevidéu, no Uruguai (70º lugar), Buenos Aires (83º), e Assunção, no Paraguai (90º).

De acordo com um dos responsáveis pela pesquisa, Slagin Parakatil, o status ecológico de uma cidade ou sua atitude em relação à sustentabilidade podem ter um impacto significativo na qualidade de vida de seus habitantes".


BBC Brasil

Comentários