Gravidez para portadores de HIV, ainda está em estudo diz Temporão

Divulgação:
O estudo sobre gravidez para pais portadores de HIV ainda está em andamento e "não há nenhuma definição sobre isso". A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ao ser questionado sobre informação divulgada pela Folha de S. Paulo também nesta terça (4). De acordo com o jornal, "o Ministério da Saúde elabora documento em que estimula portadores de HIV que queiram ter filhos a fazer sexo desprotegido em condições específicas".

- Há um comitê que ainda está analisando a questão e o ministério aguarda as conclusões - declarou Temporão, após participar de audiência pública no Senado sobre mortalidade materna.

Sobre as informações divulgadas pela Folha de S. Paulo, o ministro disse que tratou-se "apenas da opinião de uma das pessoas que trabalham no estudo". Ele ressaltou ainda que "é claro que se deseja que todas as mulheres que queiram ter filhos possam tê-los em condições seguras para elas e para seus bebês; esse é o objetivo do trabalho que está sendo feito".

- Mas ainda não há nenhuma conclusão sobre como isso vai ser feito e em que contexto vai ser feito - frisou, acrescentando que não há um prazo para o término do estudo.

Agência Senado

Comentários