Itaperuna completa 121 anos de emancipação

O jornalista on-line Washington Luiz o prefeito de Itaperuna Claudão e o vereador João Cunha Neto

Sua história de lutas e conquistas nasce na fundação de sua primeira fazenda, a Fazenda Limoeiro. A fazenda da origem a novas instalações, surgindo a Freguesia de Nossa Senhora da Natividade de Carangola, que em 24 de novembro de 1885 tornou-se Vila de Itaperuna, e foi se desenvolvendo graças ao cultivo do café, através do qual ganhou destaque em 1927 e veio a ser considerado maior produtor do país.

Os tempos passaram, foi-se o ciclo do café, arroz e novos desafios surgiram. E foi nas atividades comerciais que o município conseguiu encontrar um novo caminho para desenvolvimento. Itaperuna também é referência nacional e internacional no tratamento hospitalar de pacientes com problemas cardíacos e também neurológicos, pois abriga um dos mais modernos centros hospitalares do país o Hospital São José do Avaí.

Sr. Ivan Cabral , Vice-prefeito de Itaperuna Fernando Silva Fernandes ( Paulada) e o vereador Vieira Reis


Hoje a primeira cidade brasileira a inaugurar uma Câmara Municipal totalmente republicana, realizou uma sessão solene com a presença de várias autoridades.

Senador Marcelo Crivella, prefeito de Macaé Riverton e o vereador de Campos Vieira Reis

O senador Marcelo Crivella, homenageado no plenário por indicação do vereador João Cunha Neto recebeu a Comenda Senador Sá Tinoco. Crivella destacou a importância do Legislativo para democracia.

"A Câmara dos Vereadores é uma forja onde se retempera a democracia. Ao falar da República passeamos pelo caminho de várias lutas vencidas a custo de muitos mártires e mortes, no entanto, a luta continua e não podemos aviltar, precisamos dar as mãos para produzir. O Brasil caminha, hoje somos considerados a terceira maior agrícola do mundo. Nosso presidente, Luís Inácio Lula da Silva é um exemplo de luta, colocou o país no rumo do desenvolvimento ampliando vários segmentos e gerando oportunidades para o povo brasileiro.

Itaperuna está de parabéns, inclusive gostaria de transmitir a saudação do vice-presidente José de Alencar ao senhor prefeito Cláudio Cerqueira Bastos. E por aqui encerrar meu discurso seguindo o exemplo do vice-presidente que com seu carisma e alegria nos ensina o segredo do bom discurso, que segundo Alencar deve ser como vestido de uma dama; nem tão curto ao ponto de causar nervoso, nem tão longo ao ponto de causar tristeza"
. Concluiu o senador Crivella.

O prefeito Cláudio Cerqueira Bastos, o Claudão agradeceu e conclamou aos pares e subordinados que permaneçam unidos. "Um município sem união e apoio político fica com um chapéu nas mãos implorando esmolas. Apesar da época de dificuldades provocadas pelas enchentes que enfrentamos com muita luta, hoje podemos dizer que estamos com placar: (0 x 0), mas isso não é ruim, pois não devemos e estamos prontos para alavancar nosso desenvolvimento e continuar dando nossa contribuição no cenário nacional". Finalizou Claudão.

Por: Washington Luiz


Comentários