Presidente da Codemca é entrevistado pelo Blogueiro

Momento Verdadeiro-

Campos dos Goytacazes - O entrevistado de hoje (24/06) é o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Jivago Faria, que falou ao Blog Momento Verdadeiro sobre a implantação do Programa de Incentivo ao Micro e Médio Empreendedor. O programa foi lançado no dia 2 deste mês, pelo vice-prefeito Doutor Chicão, no Teatro Municipal Trianon, representando a prefeita Rosinha Garotinho.

Blogueiro - Por que a criação do Programa de Incentivo ao Micro e Médio Empreendedor?

Presidente da Codemca – Este programa marca o início de um amplo projeto, que tem como objetivo principal promover políticas públicas que possibilitem a inserção do empreendedor no cenário econômico regional. Fazem parte do programa, o curso “Aprender a empreender”, que beneficia inicialmente, os 350 permissionários do Shopping Popular Michel Haddad, e a Cartilha do Empreendedor Individual.

Blogueiro – Qual o objetivo deste curso?

Presidente da Codemca - Os permissionários do Shopping Popular se transformaram em micro empreendedores, com o apoio da Codemca. Eles continuam recebendo nosso apoio para terem acesso a todos os benefícios que estão à sua disposição. O curso abrange noções sobre Direito Tributário, Direito Trabalhista, plano de negócio e nota fiscal. Nesta primeira etapa foram quatro turmas, com 120 alunos. Serão formadas novas turmas até que todos sejam orientados. Os participantes receberão certificados.

Blogueiro – Que outros serviços estão previstos para os permissionários do Shopping Popular?

Presidente da Codemca - Eles receberam atendimento bancário, através das parcerias firmadas com o Bradesco e o Banco do Brasil, com tarifas reduzidas. A taxa mensal do pacote de serviços, com abertura de conta, cartão de crédito para a empresa e cheque especial, é de R$ 5. Outro benefício é que eles vão pagar apenas uma taxa de R$ 35 por mês para a utilização da máquina de cartão de crédito, e com isso, aumentar suas vendas, uma vez que atualmente a maioria das pessoas paga as compras com cartão de crédito.

Blogueiro – Como foi feito o atendimento?

Presidente da Codemca – O atendimento foi feito no Espaço do Empreendedor, montado pela Codemca, ao lado do Shopping Popular, na Rua Tenente Coronel Cardoso. O atendimento começou na segunda-feira (14) e estava previsto para terminar na sexta-feira (18). Decidimos prorrogar o prazo até esta quinta-feira (24), atendendo aos pedidos das pessoas. Os microempresários do Shopping Popular tiveram a oportunidade se cadastrar para serem beneficiados com 50% de desconto na passagem de Campos para São Paulo, para fazer suas compras com todo o conforto, em ônibus executivo da Viação 1001. Este atendimento é resultado da parceria que nós firmamos com a empresa.

Blogueiro – O atendimento foi só para os permissionários do Shopping Popular?

Presidente da Codemca – Não. Um dos objetivos do Programa de Incentivo ao Micro e Médio Empreendedor é mapear a informalidade. Por isso, distribuímos a Cartilha do Micro Empreendedor Individual, com informações sobre como as pessoas que estão na informalidade podem regularizar suas atividades. Para isso, elas contaram com assistência contábil e jurídica.

Blogueiro – Qual a sua avaliação deste trabalho?

Presidente da Codemca – Superou nossas expectativas. Em uma semana, cerca de 6 mil pessoas receberam a Cartilha do Empreendedor Individual, distribuída pela Codemca, e assistência jurídica e contábil para regularizar suas atividades. Os permissionários do Shopping Popular receberam atendimento bancário para abertura de conta, emissão de cartão de crédito e linhas de financiamento para movimentar seus negócios.

Blogueiro – O Espaço do Empreendedor será levado a outros pontos da cidade?

Presidente da Codemca – Sim. O Espaço do Empreendedor será levado a outros bairros da cidade. O objetivo é aproximar as pessoas que trabalham na informalidade de todos os benefícios do Programa de Incentivo ao Micro e Médio Empreendedor, contribuindo assim para a regularização de suas atividades e para o desenvolvimento do município.

Comentários