Saúde do Trabalhador ganha atenção especial na região

Campos é sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Norte Fluminense (Cerest/NF). Com o objetivo de incentivar ações municipais em saúde do trabalhador, o Centro vai capacitar profissionais da saúde do trabalhador, nos próximos meses, para atuarem em unidades sentinelas de cuidados referentes a acidentes de trabalho.

- O Cerest funciona como um pólo irradiador de ações. É um projeto diretamente ligado aos governos estadual e federal. No Norte Fluminense atuamos em Campos, Macaé, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, São Fidélis, São Francisco e São João da Barra. Temos reuniões mensais e estamos em fase de levantamento das unidades que poderão ser transformadas em sentinelas. Em Campos agradecemos a Prefeita Rosinha Garotinho que abraçou a causa do Cerest/NF e ajudou a nos reerguer - disse a coordenadora do Centro, Amanda Ribeiro.

Atualmente o Cerest/NF apóia um estudo feito pelo Programa de Atenção a Saúde do Trabalhador (PAST) de Campos, com trabalhadores que mantém contato direto com o benzeno, líquido inflamável tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça, inconsciência e problemas sangüíneos. Serão entrevistados cerca de 80 frentistas para que seja feito um estudo sobre os males causados pela substância nestes trabalhadores.

- Este apoio é fundamental para ajudar os municípios a cumprirem os indicadores exigidos pela Programação de Ações em Vigilância em Saúde (PAVS) do Ministério da Saúde - explicou Amanda.

Outro ponto trabalhado pelo Cerest/NF no momento é uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para viabilizar um curso de pós-graduação em Saúde do Trabalhador para profissionais da região ligados diretamente aos programas de atenção a Saúde do Trabalhador. O Cerest/NF funciona na Rua Manhães Barreto 116\117, no Centro da cidade.

SMS-PMCG

Comentários