Labradora detecta diabetes e salva menina de seis anos

Divulgação-
Menina de seis anos com diabetes é salva por uma cadela labradora. Shirley é treinada para detectar a queda do nível de açúcar no sangue dos humanos, que tem contribuido de maneira efetiva para a menina não entrar em coma por causa da doenção. A cadela consegue sentir uma mudança de odor corporal quando a taxa de açúcar desce ou sobe a níveis muito elevados. O cheiro não é detectado pelos humanos e surge antes dos outros sintomas mais evidentes, como a palidez.

Shirley mora há quatro meses com a menina britânica, que tem diabetes do tipo 1.

«Ela salva-me a vida. É a minha melhor amiga», afirmou Rebecca, que é a primeira criança a receber um cão para detectar a doença.

Shirley lambe os braços e as pernas da menina para a alertar e tomar medidas para evitar um colapso. A presença da cadela tornou a vida da família mais fácil, pois a menina sofria colapsos quase diários e, muitas vezes, era preciso chamar uma ambulância.

«Os cães são capazes de detectar doenças humanas pelo odor. Quando a nossa saúde se altera, o odor do nosso corpo também sofre uma alteração. Para nós é uma mudança mínima, mas para os cachorros é fácil de notar», referiu um membro da organização Cancer & Bio-detection, que treina cães para detectarem todos os tipos de doença, até o cancro.

Edição e comentários: Washington Luiz
Com informações da BBC

Comentários

  1. sou diabetico tipo 1 e queria saber se existem cachorros treinados no brasil para detectar a hiper ou a hipoglicemia.
    adorei a materia achei fantastico e tenho problemas com hipoglicemia queria saber como e a onde adquirir um cachorros desses e se eles podem ir comigo a faculdade onibus e etc.
    att.: yuri farhat
    e-mail yurifarhat999@hotmail.com ou yurifarhat@agronomo.eng.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.