UPA de Guarus será inaugurada - (22/07)

Campos dos Goytacazes - O prefeito de Campos, Nelson Nahim, e o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, receberão o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, nesta quinta-feira (22), para a inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Guarus, às 11h.

A unidade será gerida pela Secretaria Estadual de Saúde e, ao município, caberá dar suporte à implantação da unidade, absorvendo a demanda que surgir do atendimento na UPA. O terreno onde está a instalada a unidade foi cedido pelo Departamento de Estrada de Rodagem, órgão federal. A UPA tem 2 pavimentos, em 1.500 m2 e contará com sala amarela, sala vermelha, área de observação individual, pediatra clinica médica, odontologia, laboratório para realização de exames, sala de raio X, sala de sutura, sala de medicação e de nebulização.

Segundo Hirano, a nova unidade é do porte 3, com capacidade para realizar até 500 atendimentos diários. Ao todo, a estrutura conta com 17 leitos, com suporte de 6 médicos, distribuídos entre pediatras e clínicos gerais. Será oferecida assistência de urgência durante o dia e a noite, ajudando a desafogar os hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Serão equipadas para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, inclusive nos fins de semana.

O objetivo da UPA é aumentar a qualidade da assistência e reduzir as filas de emergência nos hospitais. Esse investimento só vem contribuir com todas as ações que temos implementado no município, principalmente a partir da Gestão Plena da Saúde. A construção da UPA vai consolidar os programas já existentes na unidade e ampliar os serviços. Estamos conseguindo reorganizar o fluxo do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) - ressaltou o secretário.

Por: Kamilla Vianna Uhl

Comentários