Quatro imigrantes brasileiros entre as 72 pessoas mortas por traficantes no México

Foto:Stringer/Efe:
Internacional - A Agência Estado divulga matéria informando que quatro dos 72 corpos encontrados em uma fazenda no Estado de Tamaulipas, no norte do México, são de imigrantes brasileiros, confirmou o Itamaraty, nesta quarta-feira, 25. Segundo o governo mexicano, equatorianos, salvadorenhos e hondurenhos, completam o grupo, que tentava atravessar a fronteira e foi morto por traficantes do do cartel Los Zetas. É o maior massacre relacionado à guerra ao tráfico no México, que começou em 2006.

De acordo com Alejandro Poiré, do conselho de Segurança do governo mexicano, investigações preliminares, ainda pendentes de confirmação indicam que o grupo foi sequestrado por traficantes quando tentava cruzar a fronteira para os EUA. As autoridades já entraram em contato com as embaixadas dos quatro países.

"É um fato terrível e exige a condenação de toda nossa sociedade", disse Poire.

Uma testemunha que sobreviveu ao massacre fez a denúncia. Trata-se de um equatoriano que foi baleado na garganta e estava internado em um hospital da região.

O governo enviou ontem fuzileiros da marinha para San Fernando, onde houve um confronto entre militares e traficantes, que resultou na morte de três suspeitos e um soldado.

Após o confronto, os corpos de 58 homens e 14 mulheres foram encontrados em uma cova em uma fazenda próxima.

Na operação de ontem, um menor foi apreendido, junto com 21 armas de grosso calibre, coletes a prova de balas, uniformes de camuflagem , e quatro caminhonetes.

As Informações são da AE,com Efe e Associated Press

Comentários