O saneamento básico no Brasil é o desafio para ser vencido nas próximas décadas

Partindo dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) - que retrata as condições de vida dos brasileiros, vistas por diferentes formas, podemos constatar que nos últimos anos tivemos melhoras significativas no que tange a qualidade de vida dos brasileiros, na verdade, o Brasil enfrentou a crise, superou algumas dificuldades. Todavia, a pesquisa aponta alguns pontos significativos para população que pouco se desenvolveu, e um dos principais é SANEAMENTO BÁSICO.

Esse conjunto de procedimentos adotados numa determinada região visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes, deixa e, diga-se de passagem, muito a desejar. Principalmente nas áreas mais carentes, onde se concentra o maior número de pessoas por residência.

O Blog Momento Verdadeiro foi a campo para constatar e ilustrar a PNAD, o local que visitamos aqui na região fluminense foi um assentamento, que fica cerca de 5 km do centro da cidade de Campos dos Goytacazes. A falta de saneamento lá pode ser vista de forma clara. Conforme mostra o vídeo abaixo.



Ouvimos os relatos da presidente da associação, Zumbi dos Palmares, Núcleo I e estaremos encaminhando aos poderes constituídos. A falta de água tratada, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública e coleta e tratamento de resíduos orgânicos. Com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.

Por: Washington Luiz

Comentários