Freadas contínuas pode ter causado incêndio no ônibus do cantor Zazal

Reprodução / Ururau - Ônibus do cantor Zazal pegando fogo. 

Campos dos Goytacazes - Uma falha mecânica pode ter causado o incêndio que destruiu totalmente o ônibus do cantor Zazal. Segundo informações do assessor parlamentar, Gilson dos Santos Silva, 41 anos, repassadas ao site Ururau, o tambor de freio teria esquentado e causado travamento nos freios, dando início ao fogo que não foi mais controlado.

Nem tudo pode ser evitado, mas prevenido. Essas são orientações de especialistas. Geralmente tendemos nos deixar levar pelos conhecidos ditos populares – não mexa no que está quieto... Está funcionando, está bom... Está procurando chifre na cabeça de cavalo... e por aí vai. Por mais que seja difícil aceitar, a maioria das pessoas por diversas questões, sejam elas financeiras ou comodismos não são prudentes com esses detalhes e, portanto, estão sujeitas aos contratempos que podem acontecer a qualquer momento.

Isso vale para tudo na vida. Nesse caso dos freios, por exemplo, o freio é um mecanismo que converte a energia do movimento em calor através do atrito. Logo o tambor é uma das partes responsáveis pela dissipação do calor gerado durante a frenagem, este tem papel preponderante no desempenho do freio.

Nesse caso os fabricantes orientam: substituir os tambores de freio quando atingirem o diâmetro máximo permitido, pois o tambor de freio suporta durante as frenagens altas temperaturas e esforços mecânicos extremos. As Freadas contínuas ou carregamento impróprio do veículo causam o superaquecimento dos freios, comprometendo sua performance. Esses são alguns detalhes que muitas vezes passam despercebidos.

Bom! Graças a Deus que ninguém se feriu. Mas fica esse alerta, pois o inesperado muitas vezes pode ser evitado.

Por: Washington Luiz

Comentários